Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Às voltas com a Língua Alemã...

bandeira da Alemanha - 3 listas horizontais: em cima preto, ao meio vermelho, em baixo amarelo

De forma a assegurar o cumprimento dos objetivos do Projeto DADO, e na tentativa de reduzir as barreiras linguísticas existentes, uma vez que nenhum dos participantes possui conhecimentos da língua alemã, temos vindo a frequentar aulas de alemão desde o dia 26 do mês passado.

São duas horas diárias, nas quais aprendemos as coisas mais básicas: a forma de nos cumprimentarmos, como nos apresentarmos e algum vocabulário útil para, por exemplo, escolher comida de uma ementa.

Considero que o alemão não é uma língua fácil, mas também não é impossível. Quem pensa que para falar alemão basta ter uma batata na boca, desengane-se! Cheguei a conclusão de que falar alemão com uma batata na boca não dá jeito nenhum!

As aulas têm decorrido de forma bastante agradável, descontraídas mas com algum rigor, não fosse a nossa professora alemã! Para além de aprendermos a língua, temos tido oportunidade de ir conhecendo a cultura alemã e de nos deleitarmos com algumas histórias da vida da Professora Sabine: simplesmente maravilhoso!

As aulas estão a chegar ao fim, e para terminar em beleza, na próxima sexta-feira vamos almoçar a um restaurante que serve comida alemã: estamos todos curiosos e entusiasmados!

Aproveito para deixar um agradecimento especial à Professora Sabine, por todo o interesse demonstrado, pelo esforço para chegar até nós, pelos conhecimentos que nos transmitiu, pelas gargalhadas arrancadas com histórias tão bem contadas, e pelo carinho com que sempre nos tratou.

Aprendi que os alemães não dão beijos, mas como portuguesa que sou, e como sinto que é a melhor forma que tenho para expressar o carinho e a admiração que tenho pela Professora Sabine, aqui fica um grande beijinho. As aulas estão a chegar ao fim, mas ficam as saudades...