Translate

terça-feira, 17 de junho de 2014

Dia 17: Trabalho e Cultura

colagem de fotografias tiradas neste dia

Balanço do Segundo Dia

No dia de hoje começámos por trabalhar na Sala DADO, procurando refletir sobre as aprendizagens já realizadas.

Fotografia dos participantes e acompanhantes a apreciar um merecido Bretzel, durante a visita ao centro da cidade de Düren, no âmbito da apresentação da área de mobilidadeProsseguimos então com o estipulado no programa e foi-nos transmitido o modo de funcionamento do serviço de mobilidade existente no BFW e as técnicas de orientação e mobilidade utilizadas no mesmo. Realizámos então uma visita ao centro da cidade de Düren, tentando aplicar as orientações transmitidas anteriormente. Foi uma visita agradável e que nos permitiu conhecer um pouco da cidade.


Após o almoço continuamos a explorar o sistema de reabilitação e as leis existentes na Alemanha. Impressionou-nos o facto de existirem subsídios exclusivos para as pessoas com deficiência visual e de estes não estarem disponíveis em todos os estados da Alemanha, mas serem atribuídos só em alguns.

Finalmente visitámos uma loja de produtos tiflotécnicos, fundada por um ex-formando do Centro BFW. Esta visita permitiu-nos perceber que os materiais existentes na Alemanha são os mesmos que em Portugal mas que são praticados preços diferentes, sendo alguns produtos mais caros na Alemanha.

Apesar de estar a ser um pouco cansativa, esta experiência de mobilidade tem-se revelado bastante positiva. Temos feito bastantes aprendizagens acerca das quais seria interessante reflectir para uma possível aplicação em Portugal e outras que nos têm enriquecido a nível pessoal.

Nota: Este artigo foi escrito por Sílvia Lopes

A Patrícia no Workshop de Feltragem...

A Patricia a experimentar uma rasta!

A iniciar o dia!

Fotografia dos participantes e acompanhantes dentro do BFW a iniciar o dia de trabalho! Säo 7h na hora portuguesa!



Programa de Trabalho para o Segundo Dia

  • Balanço e feedback sobre o primeiro dia.
  • Introdução ao serviço de formação em Mobilidade (com visita à cidade de Düren incluída)
    • Apresentação do sistema de reabilitação para pessoas com deficiência, na Alemanha.
    • Sistema de financiamento
    • Leis e regulamentos