Translate

terça-feira, 17 de junho de 2014

Balanço do Segundo Dia

No dia de hoje começámos por trabalhar na Sala DADO, procurando refletir sobre as aprendizagens já realizadas.

Fotografia dos participantes e acompanhantes a apreciar um merecido Bretzel, durante a visita ao centro da cidade de Düren, no âmbito da apresentação da área de mobilidadeProsseguimos então com o estipulado no programa e foi-nos transmitido o modo de funcionamento do serviço de mobilidade existente no BFW e as técnicas de orientação e mobilidade utilizadas no mesmo. Realizámos então uma visita ao centro da cidade de Düren, tentando aplicar as orientações transmitidas anteriormente. Foi uma visita agradável e que nos permitiu conhecer um pouco da cidade.


Após o almoço continuamos a explorar o sistema de reabilitação e as leis existentes na Alemanha. Impressionou-nos o facto de existirem subsídios exclusivos para as pessoas com deficiência visual e de estes não estarem disponíveis em todos os estados da Alemanha, mas serem atribuídos só em alguns.

Finalmente visitámos uma loja de produtos tiflotécnicos, fundada por um ex-formando do Centro BFW. Esta visita permitiu-nos perceber que os materiais existentes na Alemanha são os mesmos que em Portugal mas que são praticados preços diferentes, sendo alguns produtos mais caros na Alemanha.

Apesar de estar a ser um pouco cansativa, esta experiência de mobilidade tem-se revelado bastante positiva. Temos feito bastantes aprendizagens acerca das quais seria interessante reflectir para uma possível aplicação em Portugal e outras que nos têm enriquecido a nível pessoal.

Nota: Este artigo foi escrito por Sílvia Lopes

1 comentário: