Translate

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Balanço do Primeiro Dia

Para um primeiro dia de trabalho, realizámos já tantas descobertas!

Descobrimos que a cidade de Düren é um pouco feia, o que se deve ao facto desta ter sido dizimada aquando da segunda guerra mundial e de posteriormente as pessoas terem começado a construir ao acaso, mas é bastante simpática e de certa forma acolhedora.

Sentimos que no geral as pessoas são bastante reservadas, mas no Centro BFW são todos muito simpáticos e prestáveis. Sentimos que existe alguma preocupação com o nosso bem-estar e que desejam que corra tudo bem durante a nossa estadia…

No nosso primeiro dia de trabalho começaram por nos explicar algumas questões relacionadas com o funcionamento do hostel: como devemos proceder para participar nas atividades que estão constantemente a ser desenvolvidas, como devemos proceder em caso de emergência. Por exemplo, em caso de incêndio devemos permanecer dentro das salas e manter as portas fechadas, pois estas aguentam cerca de 60 minutos, o tempo suficiente para chegar a ajuda dos bombeiros. Esta explicação possibilitou que andássemos mais à-vontade no Centro, mas também nos permitiu perceber as regras e organização existentes no mesmo.

Falaram-nos ainda da história do Centro, do âmbito de atuação, das formas de financiamento e da formação dos técnicos envolvidos. Foi-nos possível compreender que, tal como acontece em Portugal, as instituições que apoiam as pessoas com deficiência também passam por problemas de financiamento, e que os professores em geral não tiraram um curso para lecionar determinada disciplina, mas após terem-se especializado em determinada disciplina fizeram alguma formação na área da pedagogia, de forma a poderem lecionar.

Foi ainda muito interessante perceber quais os cursos ministrados no BFW, destacando-se um curso que não existe em Portugal, em que as mulheres cegas são treinadas para fazerem o rastreio do cancro da mama (este link é para um filme sobre este assunto e está em inglês). Para descobrir ainda mais sobre este projeto, poderá visitar o site oficial do "Discovering Hands"(também em inglês ou alemão).

Tivemos ainda oportunidade de conhecer o sistema de reabilitação existente na Alemanha, bem como as leis que o regulamentam e que protegem as pessoas com deficiência.

Fotografia panorâmica da sala para o projeto DADOFicámos ainda a conhecer a Sala DADO, na qual vamos trabalhar durante os dias em que aqui permanecemos, e explorármos os equipamentos informáticos que foram colocados à nossa disposição. Trata-se de uma sala muito bem equipada, em que todos os computadores possuem leitor de ecrã e linha Braille.


Após o jantar, alguns de nós fomos a um supermercado que está localizado a cerca de 100 metros do Centro e outros ficaram a assistir ao jogo de Futebol Portugal vs Alemanha, mas deste assunto é melhor nem falar!...

1 comentário:

  1. Era bom que em Portugal se desse mais valor às pessoas portadoras de deficiência, e lhes pudessem disponibilizar mais infraestruturas e equipamentos adequados. As vidas destas pessoas já são tão dificultadas, que qualquer ajuda é benvinda...

    ResponderEliminar