Translate

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Último dia de trabalho

Neste último dia de trabalho visitámos um Lar para pessoas com deficiência visual e multideficiência associadas que não têm quem cuide delas.
 
Este Lar recebe pessoas dos 20 aos 76 anos, é financiado pelo estado e gerido pela federação de cegos deste estado alemão.
 
Esta visita levou-nos a conhecer uma realidade bastante dura, em que uma grande parte das pessoas possuem deficiências bastante graves e não tem familiares que se interessem por elas, mas no entanto estão integradas em “casas” com ótimas condições e com bastantes funcionários para lhes prestar apoio.
 
Impressionou-me o facto de haverem actividades sempre a decorrer, de forma a que as pessoas estejam ocupadas e tenham horários a cumprir, das instalações terem condições excelentes, com quartos individuais com casa de banho privativa adaptada, cozinhas e lavandarias, ginásio, salas sensoriais e oficinas onde se podem produzir objectos cujo valor da venda é utilizado pelos utentes em lanches e jantaradas.

Após a visita ao Lar seguiu-se o adeus oficial ao Centro BFW. Fomos recebidos pelo Director Geral do Centro e tivemos oportunidade de expressar a nossa satisfação e os nossos agradecimentos pela forma maravilhosa como fomos recebidos e como fomos tratados durante toda a nossa estadia.

Durante a tarde realizamos uma visita ao Museu do Papel, onde pudemos ver como é que antigamente era fabricado o papel e explorar algumas máquinas utilizadas na época.

Fomos ainda ver os buracos do carvão existentes em Düren, os quais resultam da extração do carvão para produzir energia elétrica e ficámos impressionados pelas suas grandes dimensões e pela maquinaria utilizada.

Finalmente fomos visitar Nideggen, uma cidade mediaval do século XII que se encontra perfeitamente conservada. Apesar de estar a chover, tivemos oportunidade de entrar pela porta dos cavalos, de ver as latrinas e de subir às torres para tirar fotografias.

Estas visitas traduziram-se numa tarde bastante agradável e numa ótima despedida da Alemanha.

2 comentários:

  1. Estou a vasculhar este projecto e estou a achar muito interessante. Vou continuar, mas estou a fazer isto do mais recente para omais antigo, o que se calhar não é o mais correcto.
    Fiquei impressionada com a existência deste Lar, com quartos individuais!...
    Por cá também se vão fazendo algumas coisas, como por exemplo o CRAERIS em Mafra.
    Filomena Gil (concelho de Mafra)

    ResponderEliminar
  2. Não me parece é que o CRAERIS esteja vocacionado para pessoas portadoras de deficiência visual, o que é pena!
    Filomena Gil

    ResponderEliminar