Translate

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dia 19: Trabalho, Cultura e Lazer

colagem de fotografias tiradas neste dia

Um dia diferente num país diferente...

Hoje os serviços do Centro BFW estiveram encerrados por ser feriado. Assim, aproveitamos para fazer uma visita cultural a Maastricht, uma pequena cidade Neerlandesa que fica próxima da fronteira com a Alemanha.

Fomos acompanhados pelo Jürgen e pelo Diretor do BFW e começaámos por fazer uma caminhada enquanto esperávamos pela visita guiada às grutas de Maastricht.

Com esta visita ficámos a saber que as grutas de Mastricht consistem em túneis com cerca de 270 km, que possuem 98% de humidade e que foram escavados com o intuito de se obter pedra para a construção das catedrais das redondezas. Posteriormente, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, estes túneis serviram de refúgio a cerca de 20.000 pessoas, e atualmente constituem um ponto turístico pelos vestígios da época.

Na minha opinião esta foi uma visita bastante interessante, que me permitiu uma aproximação a um ambiente acerca do qual até agora apenas tinha lido e experienciar sensações novas. Esta visita fez-me recordar a série “Os Filhos da Terra” de Jean M. Auel que, em jeito de romance, retrata a evolução humana desde os tempos em que o Homem vivia em cavernas. Ler esta série foi para mim motivo de uma grande satisfação, e visitar os túneis de Maastricht representou o reviver dessa sensação.

Depois da visita aos túneis almoçámos numa esplanada bastante agradável e aproveitamos a tarde para passear pela cidade e comprar alguns produtos típicos como as bolachas recheadas de caramelo.

Regressamos então de Maastricht um pouco cansados, mas bastante satisfeitos, foi uma visita que valeu realmente a pena!

Visita às caves em Maastricht

Iniciámos a visita às caves por volta do meio dia.

O guia começou por nos dizer que estas já existem desde da idade média e pediu a 3 pessoas que se voluntariassem para levar as lanternas de modo a que todos pudessem caminhar com claridade.

Podémos verificar que estas tinham bastantes entradas, tinham quase 100% de humidade e eram bastante escuras. Apercebemos-nos também que continham bastantes escritos e continham também alguns desenhos.

Ainda relativamente às caves, estas tiveram uma importância vital durante as duas guerras mundiais visto que serviram de refúgio a mais de 20000 pessoas.

Durante esta visita às caves, o guia deu a oportunidade a quem quisesse experienciar andar totalmente às escuras durante 30 metros poderia fazê-lo.

Posso dizer que houve muitos corajosos, incluindo o nosso coordenador. Eu gostei muito de ser sua guia porque senti que pelo menos não se assustou enquanto estava a ser guiado por mim.

O último desafio que foi sugerido pelo guia foi descobrir a saída e penso que nos safámos muito bem porque a encontrámos.

Programa para o Quarto Dia

Nota: Hoje é feriado nesta zona Alemanha, por isso o centro de formação estará encerrado. Por essa razão, o programa será mais de caráter cultural, mas seremos acompanhados pelo Diretor Geral do Centro BFW e pelo Gestor de Projetos Internacionais.

Iremos visitar:  
  • A cidade Neerlandesa de Maastricht;
  • St. Pietersberg - Monte São Pedro - onde se ergue um forte antigo e uma rede de grutas que iremos percorrer acompanhados por um guia.