Translate

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dia 24, Trabalho e Cultura

colagem de fotografias tiradas neste dia

Mais um dia de trabalho...

Nesta terça-feira, os trabalhos começaram com a visualização do filme "Mein Weg Nach Olympia" (O meu caminho para Olympia), de Nico Von Glasow e prosseguiram com uma visita ao curso de formação para Funcionários Públicos, que prepara os formandos para desempenharem funções como assistentes administrativos na função pública.

Sobre o filme, o site de apresentação do mesmo (www.mywaytoolympia.com/) resume o seu conteúdo da seguinte forma:

"Neste filme, o realizador de cinema Nico Von Glasow empreende uma viagem com alguns dos atletas que competem nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. Ele mesmo, com os seu curtos braços, é um inimigo declarado do desporto, que não consegue entender como alguém poderia assumir tão estranha tarefa voluntariamente. Ainda mais porque a vida quotidiana para as pessoas com deficiência é na maioria das vezes bastante difícil. 

Vai ao encontro do arqueiro norte-americano Matt Stutzman, da tenista de mesa norueguesa Aida Dahlen, da nadadora alemã Christiane Reppe, do jogador grego de boccia Greg Polychronidis e da equipe de voleibol sentado do Ruanda. Niko não se poupa nem a si nem aos atletas, fazendo perguntas sobre a vida, o desporto e os seus medos.  
Com uma crescente apreciação em relação ao desporto, durante o filme Niko assiste aos Jogos Paraolímpicos e viaja de volta para a antiga cidade de Olímpia, onde tudo começou e onde é proibido jogar boccia..."


Vale a pena ver o filme, ou pelo menos espreitar um resumo (em inglês, com legendas em alemão):


 
No decorrer da visita ao curso para Funcionários Públicos foi-nos apresentado o funcionamento do curso, o qual tem a duração de 2 anos e integra 3 estágios e tivemos ainda a oportunidade de conhecer alguns testemunhos de clientes que se encontravam presentes.

O sucesso que este curso tem vindo a ter na Alemanha fez-me refletir na pertinência que um curso deste âmbito poderia ter em Portugal. Sendo que em Portugal muitos cegos telefonistas já trabalham na função pública, não seria o seu trabalho mais valorizado se tivessem conhecimentos relacionados com o funcionamento da administração pública? Talvez as entidades públicas até empregassem mais pessoas com deficiência visual caso estas não se limitassem apenas a atender telefones, mas tivessem conhecimentos de leis e regulamentos e fossem capazes de redigir atas e ofícios, entre outros…

fotografida da maquete que mostra os edifícios e terrenos do centro
Para finalizar os trabalhos deste dia, realizámos uma nova visita à sala de Orientação e Mobilidade, onde explorámos algumas maquetes e plantas em relevo. Nesta visita pudémos explorar as maquetes e plantas de alguns locais como o Centro BFW e a cidade de Düren e de alguns equipamentos como a máquina Braille e o multibanco. Esta foi uma visita que me agradou bastante e que me impressionou pela qualidade das maquetes e plantas.

Num passeio pela floresta, ao lado do Centro BFW

Num passeio pela floresta ao lado do Centro BFW , que também é acessível!

Na sala das Maquetes

A Sílvia a ver uma maquete do elevador

Uma das maquetes do BFW

Na sala das maquetes - A máquina Perkins

Uma maquete da máquina Perkins

Segunda Semana: Programa para o Sétimo Dia de Trabalho

  • Visita à sala de Orientação e Mobilidade para exploração tátil de maquetes e plantas.
  • Visualização e discussão sobre o filme "Mein Weg Nach Olympia" (O meu caminho para Olympia), de Nico Von Glasow
  • Visita ao curso de formação para Funcionários Públicos
    • Apresentação da área
    • Interação com os clientes presentes